Cultura para Startups

 

 

A preocupação com Cultura em Starups não costuma estar no topo da lista dos empreendedores, que já possuem uma série de preocupações intimamente ligadas à sustentabilidade do negócio. No entanto, um estudo* de 2002, que analisou durante 8 anos startups de tecnologia, verificou que a cultura tem um impacto massivo na probabilidade de sucesso – aliás, a escolha de cultura feita conscientemente pelos fundadores foi o fator que teve maior impacto na longevidade do negócio. Por isso, provavelmente um dos momentos mais propícios para a escolha da cultura de um negócio é exatamente no início da trajetória de uma empresa, o caso das startups, quando está mais latente a razão pela qual ela foi criada e fica mais fácil definir o jeito como os funcionários precisam se comportar para chegar aos resultados de negócio que almejam, o que é guiado exatamente pela Cultura Corporativa. Como o crescimento de uma startup costuma ser exponencial, gerenciar a cultura desde o início ajuda a garantir que os novos entrantes sigam os padrões definidos propositadamente pelos seus criadores, e não estabeleçam hábitos que possam corromper o seu futuro. O papel da Confie! Comunicação é auxiliar startups a definir sua cultura e garantir que ela guie todos os princípios da organização. 

 

*Baron, James and Hannan, Michael (2002) Organizational Blueprints for Success in High-Tech Start-Ups: Lessons from the Stanford Project on Emerging Companies